No âmbito da programação da edição de 2021 da Maratona de Leitura 24 horas ler que se realizou na Sertã entre os dias 30 de Junho e 3 de Julho de 2021, foi apresentada ao público a exposição “Bibliotecas Itinerantes Lugares de Futuro” como uma alternativa à ausência física das bibliotecas itinerantes que habitualmente integram activamente a programação da Maratona.
O tema da edição de 2021 foi “Palavra ao Planeta” centrado e inspirado nas metas da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas constituída por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Com a curadoria de Bento Ramires, Carlos Marta Ferreira e Rui Guedes, esta exposição procurou reunir, pela primeira vez, os projectos itinerantes de leitura em actividade no território nacional.
Foram obtidos dados de 73 Bibliotecas Itinerantes portuguesas, dando a conhecer o trabalho que cada uma desenvolve e a importância que têm na vida das comunidades locais que servem, correspondendo aos desafios da Agenda 2030 e ao cumprimento dos seus Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.
Um agradecimento particular aos curadores da exposição (Bento Ramires, Carlos Marta Ferreira e Rui Guedes) e à Câmara Municipal da Sertã / Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes – Sertã pela autorização e disponibilidade para partilha da exposição através da Nave Voadora.
A exposição esteve patente ao público nos dias do evento e nas semanas seguintes, tendo sido merecedora de destaque no programa Prova Oral da Antena 3 (com a presença da organizadora do evento e diretora da Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes e dos curadores da exposição).
Ainda no âmbito da IX Maratona de Leitura da Sertã, os curadores deram a conhecer a conceção, objetivos e projeto de itinerância da exposição na rubrica Lilliput da Antena 1.
Esta exposição encontra-se em itinerância pelo país, tendo já marcado presença no contexto da programação da VII edição do Festival Literário de Ovar (8 a 12 de setembro 2021). Até maio de 2022, a exposição já tem marcada presença em: Azambuja, Castelo Branco, Cascais, Chamusca, Cinfães, Montalegre, Oliveira de Azeméis, Penacova, Penafiel, S. Pedro do Sul, Redondo, Vila Franca de Xira, Ourique e Vila do Conde.
Os pedidos formais de itinerância, em qualquer um dos formatos, são da exclusiva responsabilidade da entidade organizadora e da equipa de curadores, sendo que para esclarecimentos e mais informações deverá ser contactada a entidade responsável através do seu endereço eletrónico: bibliomoveisdeportugal@gmail.com.