Exposição “Bibliotecas Itinerantes Lugares de Futuro” (Sertã, 2021)

No âmbito da programação da edição de 2021 da Maratona de Leitura 24 horas ler que se realizou na Sertã entre os dias 30 de Junho e 3 de Julho de 2021, foi apresentada ao público a exposição “Bibliotecas Itinerantes Lugares de Futuro” como uma alternativa à ausência física das bibliotecas itinerantes que habitualmente integram activamente a programação da Maratona.

O tema da edição de 2021 foi “Palavra ao Planeta” centrado e inspirado nas metas da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas constituída por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Com a curadoria de Bento Ramires, Carlos Marta Ferreira e Rui Guedes, esta exposição procurou reunir, pela primeira vez, os projectos itinerantes de leitura em actividade no território nacional.

Foram obtidos dados de 73 Bibliotecas Itinerantes portuguesas, dando a conhecer o trabalho que cada uma desenvolve e a importância que têm na vida das comunidades locais que servem, correspondendo aos desafios da Agenda 2030 e ao cumprimento dos seus Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.

Um agradecimento particular aos curadores da exposição (Bento Ramires, Carlos Marta Ferreira e Rui Guedes) e à Câmara Municipal da Sertã / Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes – Sertã pela autorização e disponibilidade para partilha da exposição através da Nave Voadora.

A exposição esteve patente ao público nos dias do evento e nas semanas seguintes, tendo sido merecedora de destaque no programa Prova Oral da Antena 3 (com a presença da organizadora do evento e diretora da Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes e dos curadores da exposição).

Ainda no âmbito da IX Maratona de Leitura da Sertã, os curadores deram a conhecer a conceção, objetivos e projeto de itinerância da exposição na rubrica Lilliput da Antena 1.

Esta exposição encontra-se em itinerância pelo país, tendo já marcado presença no contexto da programação da VII edição do Festival Literário de Ovar (8 a 12 de setembro 2021). Até maio de 2022, a exposição já tem marcada presença em: Azambuja, Castelo Branco, Cascais, Chamusca, Cinfães, Montalegre, Oliveira de Azeméis, Penacova, Penafiel, S. Pedro do Sul, Redondo, Vila Franca de Xira, Ourique e Vila do Conde.

Os pedidos formais de itinerância, em qualquer um dos formatos, são da exclusiva responsabilidade da entidade organizadora e da equipa de curadores, sendo que para esclarecimentos e mais informações deverá ser contactada a entidade responsável através do seu endereço eletrónico: bibliomoveisdeportugal@gmail.com.